30 de maio de 2024 20:20

Prefeitura inicia obra para melhorar piso de ruas e evitar tombamentos de veículos pesados na Chapada

O trânsito de veículos pesados na região do bairro Chapada foi tema de um encontro na tarde desta segunda-feira, 24/10, entre o prefeito Mário Marcus e representantes do comércio e moradores das ruas Padre Lobo e Duque de Caixas. Na sexta-feira, 21/10, um caminhão com carga de carvão tombou em uma curva na saída da rua Duque de Caixas sentido a rua Padre Lobo. Por sorte, ninguém se feriu, apesar dos danos causados em uma loja de matérias elétricos. Um poste de iluminação pública também foi atingido. Este foi o terceiro acidente envolvendo veículos com carga de carvão em menos de mês.

Hoje (26), a Prefeitura de Lafaiete iniciou obras de melhorias no trânsito das vias que têm como objetivo minimizar os problemas ocasionais até que seja executada a construção da estrada alternativa que irá retirar a circulação de veículos pesados da área urbana, cujo processo já se encontra em andamento. Haverá rebaixamento da via para a melhoria para nivelar o piso na tentativa de evitar tombamento de carretas.

A reunião

A reunião também contou com a participação do secretário de Defesa Social, Rolf Ferraz, do vereador Vado Silva (DC) e do ex-vereador Zezé do Salão. Durante o encontro, o prefeito Mário Marcus afirmou que o município tem projetos a médio prazo para reduzir o fluxo de veículos pesados na área urbana da cidade, mas enquanto isso, haverá uma avaliação ainda nesta semana para que sejam aplicadas medidas na região do bairro Chapada.

Caminhão com carga de carvão tombou no bairro Chapada.

Mário Marcus afirmou ainda que existe o projeto para a construção de pórtico na MG-482, próximo ao bairro Chapada no qual impedirá a passagem de caminhões que estiveram com altura acima do permitido. “O caminhão que tiver com a altura acima do permitido ficará agarrado no pórtico”, afirmou o prefeito.

Após acolher as sugestões apresentadas na reunião, o secretário de Defesa Social, Rolf Ferraz afirmou que a responsabilidade da fiscalização dos caminhões com carga de carvão é da Polícia Militar de Meio Ambiente, mas que o município irá cobrar ações efetivas. Segundo ele, nesta semana serão realizadas as avalições visando melhorar a segurança para o tráfego dos veículos pesados nas ruas Duque de Caxias, Padre Lobo e Ruth de Souza, no bairro Chapada que são as vias mais impactadas.

Uma das ações que deverá ser adotada é o nivelamento da via na curva entre as ruas Duque de Caixas e Euclides Ascendino, local onde aconteceu o acidente na sexta-feira. Na rua Padre Lobo também deverá ser feito o nivelamento da via entre a quadra e rua Sebastiao Marques. Também haverá melhoria na sinalização e há possiblidade de implantar ranhuras no asfalto no trecho da rua Ruth de Souza que é bastante íngreme. Tais medidas poderão reduzir o risco de acidentes na região do bairro Chapada.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade