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Fé e preservação: pela primeira vez, imagem do Bom Jesus passa por restauro na Santuário do Bom Jesus de Bacalhau

Após o restauro do forro da capela mor da Igreja de Bom Jesus de Matozinhos de Bacalhau, em Piranga (MG), pintura rococó de autoria do pintor Francisco Xavier Carneiro, trabalhos que duraram 9 meses, em parceria com a prefeitura e a mobilização da comunidade, em novembro de 2022, o santuário recebeu um grande presente: a empresa Práxis RestaurArte Conservação e Restauração, de Ouro Preto, continuou seu serviço e agora restaura a imagem milagrosa do Bom Jesus. Essa é a primeira vez, em mais de 200 anos que a Imagem passa por um processo de restauração, através de parceria com o Pároco loca, Padre Reginaldo. Ela é uma escultura de madeira entalhada, do século XVIII, da escola do mestre Piranga. A previsão é que o trabalho seja finalizado no mês de abril de 2023
Durante o trabalho no forro da Capela Mor do Santuário do Bom Jesus do Bacalhau, a empresa responsável percebeu a urgência da conservação e restauração da imagem do Bom Jesus, imagem tão importante para os devotos, já que apresentava diversas perdas e desprendimentos da camada pictórica (pintura), além de sujidades acumuladas e impregnadas.

Os procedimentos de restauração realizados foram a fixação da pintura em desprendimento, limpeza mecânica, limpeza química para a remoção das sujidades impregnadas, nivelamento das áreas de perdas da policromia, ou seja preenchimento com massa específica nas áreas de perdas e reintegração cromática, ou seja, realização da pintura somente nas áreas niveladas, empregando tintas próprias para o restauro e técnicas de pontilhismo e ou tracejado para distinguir o que é intervenção da pintura original.
“O trabalho minucioso dos restauradores resgata a originalidade e beleza da imagem”, comentou Padre Reginaldo, Pároco em Piranga.

https://youtube.com/shorts/zgnLVWPueCQ?feature=share

Novos restauros

Após o término dos trabalhos na imagem do Bom Jesus, faltam a restauração do forro da nave, os retábulosmor e colaterais. Depois desses elementos, o Santuário terá todos os seus elementos artísticos integrados restaurados.

A história

Quando da construção da igreja, a imagem original do Bom Jesus foi colocada em uma capela atrás do altar, de forma a que ficasse mais acessível aos peregrinos, enquanto que o trono do altar-mor foi ornado com uma segunda imagem do Crucificado, provavelmente incluída quando do entalhamento do altar.
Uma curiosidade acerca da imagem original é que esta possui cada um de seus olhos voltado para uma direção diferente: o olho direito mira para baixo, para o fiel, e o olho esquerdo olha para o Céu, como se estivesse em oração. Essa característica peculiar parece não causar estranhamento nos devotos. Mas há pelo menos um relato no sentido de que, nas crianças, havia um receio de se aproximar do Crucificado por conta deste ‘ter um olho virado para cada lado‘.
Nessa igreja, as pinturas seguem uma lógica centrada na Paixão de Cristo, com destaque para as pinturas do forro da nave e da capela mor, bem como os quadros da Via Sacra e a pintura do camarim do Bom Jesus. A autoria de grande parte dessas pinturas é atribuída a Francisco Xavier Carneiro, que ali trabalhou de 1806 a 1840, ano em que foram enfim encerradas as intervenções artísticas para embelezamento do santuário.

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