O Projeto é dividido em seis módulos, com início em março e conclusão em maio
Na última quinta-feira (30/03), as mulheres participantes do Projeto ELLLAS Cultura e Transformação tiveram a oportunidade de ter aula com o renomado estilista mineiro, Ronaldo Fraga. Durante a capacitação, ele ensinou uma técnica de pinturas, para que elas possam usar não só em roupas, mas também em panos de pratos e outras peças em tecidos. A iniciativa, apoiada pela Gerdau, busca promover o empreendedorismo e a oportunidade de incremento da renda familiar das participantes, por meio de cursos de capacitação e divulgação dos produtos locais da área da moda.
Além de Ouro Branco, as oficinas também serão realizadas em Miguel Burnier, distrito da cidade de Ouro Preto. O projeto itinerante contribui para o fomento à economia e fortalece a cultura regional. A meta é que, ao final do curso, as alunas continuem gerando renda por conta própria, com as peças criadas comercializadas em lojas parceiras digitais e físicas.
“A Gerdau investe em diversas iniciativas que promovem o empreendedorismo e a geração de renda, contribuindo para o desenvolvimento regional e principalmente das comunidades onde estamos presentes. Empoderar as pessoas para moldarem o seu futuro é o nosso principal objetivo. Com o projeto ELLLAS focamos nas mulheres, oferecendo aprimoramento e outras oportunidade de geração e incremento de renda.”, desta Bruno Castilho, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Gerdau.
Em Ouro Branco, as atividades iniciaram com uma reunião de apresentação do ELLLAS Cultura e Transformação à comunidade. As oficinas são realizadas na sede do Instituto Vem Ser. Em Miguel Burnier, as atividades ocorrem no Centro de Convivência Nossa Casa.
![](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Projeto-Ellas-I.jpeg)
“Acredito muito nesse formato de projeto que fala ou que estimula a criatividade ao mesmo tempo que capacita para a técnica. Aprender a modelar, costurar, a pintura, conhecer o trabalho do bordado sobre a pintura. Em uma primeira etapa do trabalho, elas aprendem a pintar a peça em cima de um molde de estêncil criado a partir de placas de radiografia. No segundo momento, essa pintura é bordada. A técnica mostra a elas a importância de se criar uma peça de roupa em cima de uma base pré-criada. Eu escolhi essa técnica porque ela é acessível e que elas podem fazer roupa, mas se quiserem, podem fazer pano de prato, avental e vai dar super certo”, explicou o estilista Ronaldo Fraga.
As oficinas são montadas com todos os equipamentos para costuras, corte e demais processos de confecção de roupas, além de tesouras, tecidos, linhas, dentre outros. No total, participam do ELLLAS Cultura e Transformação 25 mulheres em Ouro Branco e 10 em Miguel Burnier. O curso é dividido em seis módulos que visam à completa capacitação para a produção de peças de qualidade, gerando emprego e renda.
A professora Andrea Paula Leal é uma das participantes da oficina. “É muito importante participar desse projeto, porque ele agrega conhecimento e gera uma troca de experiência também. Esse projeto está dando muito certo. Nós já somos um grupo enorme, que já está rendendo resultados. Estamos com muitas ideias e muitos planos, que em breve iremos divulgar”, destaca.
O projeto é apresentado pela Gerdau e foi selecionado no Edital de Investimento Social lançado pela empresa em setembro de 2022. Tem coordenação geral de Rud Carvalho, em parceria com Marien Carretero, curadora artística; produção geral da New View; produção de Logística e Oficinas da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte e apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco
Serviço
Locais das oficinas:
Ouro Branco
Instituto Vem Ser
(31) 97147-4048
Rua Santo Antônio, s/nº – Ginásio Poliesportivo – Centro – Ouro Branco – MG
Miguel Burnier
Centro de Convivência – Nossa Casa.
R. Y, 330 – Miguel Burnier, Ouro Preto – MG
Programação – As aulas serão ministradas em Miguel Burnier de 8h às 11h, e em Ouro Branco de 13h às 18h.
O curso é dividido em 6 módulos.
Os módulos são:
– Módulo 1:
Dia 21 de março: Reunião de comunidade para apresentação do projeto, continuidade de produção de sacolas do projeto de 2022. Palestra de empreendedorismo feminino.
Dia 22 de março: Aula de tecidos e paletas de cores com convidada Graciele Roque
Dia 28 de março: Introdução de curso do Método Maria da Penha.
– Módulo 2:
Dia 29 de março: Curadoria de criação de peças.
Dia 30 de março: Curadoria e criação de peças com convidado Ronaldo Fraga
Dia 3 de abril de março: Curadoria de 3 peças para se tornarem o produto final
Dia 4 de abril: Definição das 3 peças principais do curso, que serão comercializadas como produto final.
– Módulo 3:
Dias 5, 10, 11, 12 e 17 de abril: Curso de Modelagem e Corte, com foco no básico e nas 3 peças finais.
– Módulo 4:
Dias 18, 19, 24, 25, 26 de abril e 1 de maio: Técnicas especificas para a produção e aprimoramento das 3 peças finais, com acabamentos e confecção dos primeiros produtos finais.
– Módulo 5:
Dias 23 de abril e 8, 9 e 10 de maio: Finalização de peças, produção de peças pelas alunas do curso com a supervisão das professoras com intuito de aperfeiçoar as peças as peças finais.
– Módulo 6:
Dias 15 e 16 de maio: Aula sobre formalização de mão de obra e possibilidades de comércio formal.
Dia 17 de maio: Consultoria contábil e jurídica gratuita para as participantes do projeto.