A visita da Ministra da Cultura Margareth Menezes à cidade de Mariana acontece desde a a manhã desta quinta-feira (28). Ela, que representa o governo federal, está na primeira cidade de Minas para inaugurar o Museu Mariana e conferir a entrega da Igreja São Francisco de Assis.
Para receber a ministra de Lula, o prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo esteve em Mariana. Além dele, os deputados Leleco Pimentel e Andreia de Jesus, ambos do PT, também vieram para a Primaz de Minas.
O Museu está localizado na histórica casa do Conde de Assumar, e tem como premissa contar um pouco da história daquela é a cidade que fundou a cultura, a tradição e o estado de Minas Gerais.
A Igreja, por sua vez, teve sua reforma entregue após anos de restauração, comandado pelo Instituto Pedra. A vultuosa obra contou com recursos de diversas instituições, entre elas a Vale e o BNDES.
A VISITA DA MINISTRA
O atual vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas, já havia confirmado a visita de Margareth quando assumiu a secretaria de cultura da cidade, em junho.
Contudo, ela deveria vir acompanhada do Presidente Lula. Mas, o chefe de estado precisou fazer uma cirurgia e teve que adiar a sua vinda para Belo Horizonte, em consequência, adiou também a agenda em Ouro Preto e Mariana.
Antes de adentrar as depedências da Igreja São Fracisco de Assis, onde aconteceu a cerimônia, Margareth pôde vizualizar um pouco das belezas da cultura de Mariana. O congado do Quilombo de Santa Efigência se apresentou seguido pela bateria do Recria Vida. Menezes ainda conseguiu ver um carnaval fora de época graças a apresentação do bloco do Zé Pereira da Chácara.
FONTE JORNAL GALILÉ