27 de abril de 2024 19:26

Ministra da Cultura em Mariana: Margareth Menezes conhece a Igreja São Francisco de Assis e o Museu

A visita da Ministra da Cultura Margareth Menezes à cidade de Mariana acontece desde a a manhã desta quinta-feira (28). Ela, que representa o governo federal, está na primeira cidade de Minas para inaugurar o Museu Mariana e conferir a entrega da Igreja São Francisco de Assis.

Para receber a ministra de Lula, o prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo esteve em Mariana. Além dele, os deputados Leleco Pimentel e Andreia de Jesus, ambos do PT, também vieram para a Primaz de Minas.

O Museu está localizado na histórica casa do Conde de Assumar, e tem como premissa contar um pouco da história daquela é a cidade que fundou a cultura, a tradição e o estado de Minas Gerais.

A Igreja, por sua vez, teve sua reforma entregue após anos de restauração, comandado pelo Instituto Pedra. A vultuosa obra contou com recursos de diversas instituições, entre elas a Vale e o BNDES.

A VISITA DA MINISTRA

O atual vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas, já havia confirmado a visita de Margareth quando assumiu a secretaria de cultura da cidade, em junho.

Contudo, ela deveria vir acompanhada do Presidente Lula. Mas, o chefe de estado precisou fazer uma cirurgia e teve que adiar a sua vinda para Belo Horizonte, em consequência, adiou também a agenda em Ouro Preto e Mariana.

Antes de adentrar as depedências da Igreja São Fracisco de Assis, onde aconteceu a cerimônia, Margareth pôde vizualizar um pouco das belezas da cultura de Mariana. O congado do Quilombo de Santa Efigência se apresentou seguido pela bateria do Recria Vida. Menezes ainda conseguiu ver um carnaval fora de época graças a apresentação do bloco do Zé Pereira da Chácara.

FONTE JORNAL GALILÉ

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade