1 de maio de 2024 05:08

Vale a tentativa! Nissan e Renault planejam picapes para concorrer com a Toro no Brasil

À medida que o Mercosul se prepara para uma inovação significativa no setor automotivo, a Nissan e a Renault estão finalizando os detalhes para a introdução de duas novas picapes compactas, que prometem competir no mesmo segmento de líderes como Fiat Toro e Ford Maverick. Com o anúncio do novo ano fiscal de 2024 da Nissan, durante o evento “Kick Off FY24” na Argentina, as expectativas crescem em torno dos investimentos que as duas gigantes farão para configurar a produção.

Este movimento inclui a adaptação das linhas de montagem, a estimativa de novos empregos, e a definição das datas de lançamento. Além da nova picape, que segue o protótipo Niagara, a Nissan também planeja expandir sua linha com um crossover totalmente novo, a ser produzido em Resende, Rio de Janeiro. Estas novidades sinalizam um futuro promissor e dinâmico para a indústria automotiva no bloco econômico.

Qual será o motor da nova picape da Nissan e Renault?

As futuras picapes da Renault e da Nissan ainda estão sob estudo quando o assunto é o motor, mas já temos uma ideia do que pode vir por aí. A picape da Renault, por exemplo, deve ser híbrida, usando um motor 1.3 turbo que já é usado no Duster e no Oroch. Este motor seria combinado com motores elétricos, incluindo um na parte traseira do carro para dar tração nas quatro rodas. Além disso, há planos de começar a produzir este motor aqui no Brasil, conforme o portal Quatro Rodas.

A Nissan, por sua vez, está pensando em algo um pouco diferente. Eles podem usar o sistema e-Power, que faz com que a picape seja movida a eletricidade, mas a energia é gerada por um motor a combustão. Esse sistema é uma novidade se comparado com o que outras marcas estão fazendo, mostrando que a Nissan quer inovar e trazer algo novo para o mercado.

Entendendo a plataforma das novas picapes

A nova picape que está sendo desenvolvida vai usar uma plataforma tipo monobloco, que é uma estrutura única, bastante sólida. A plataforma escolhida pode ser a RGMP do Grupo Renault, que é uma versão da plataforma CMF-B. Essa mesma base já é usada no novo Renault Kardian. O legal dessa plataforma é que ela permite um espaço entre os eixos das rodas de aproximadamente 2,95 metros. Isso significa que a picape pode oferecer bastante espaço interno, o que é ótimo para quem precisa de conforto e capacidade de carga.

Em termos de segurança, o veículo é equipado com tecnologias de ponta, incluindo alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, e piloto automático adaptativo com função stop and go.

As novas picapes da Nissan e Renault não só estabelecem um novo padrão de referência em termos de picapes compactas, mas também reafirma a parceria estratégica entre a Nissan e a Renault, com a última preparando sua própria versão, a Niagara, que também promete agitar o segmento.

Vale a tentativa para superar a Toro em vendas no Brasil?

Tentar superar as vendas da Fiat Toro no Brasil com as novas picapes da Nissan e da Renault pode ser uma boa ideia. Elas vão trazer motores híbridos e outras tecnologias avançadas, o que atrai quem quer economia e cuida do meio ambiente.

Normalmente, elas prometem ser espaçosas e confortáveis por causa da nova plataforma que vão usar, e isso é ótimo para famílias e para quem usa o carro para trabalho. Com a fabricação ali na Argentina, o preço pode ficar competitivo, o que ajuda bastante. A Nissan e a Renault já são bem vistas aqui e isso também pode ajudar na hora de vender essas novas picapes. Se tudo isso vier com um bom preço e qualidade, elas têm chance de fazer sucesso e até de vender mais que a Toro.

 

FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS

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