Mais de R$ 120 milhões já foram destinados pelos Comitês da Bacia do Rio Doce para execução das obras. Objetivo é aumentar a disponibilidade de água e a qualidade dos mananciais do território.
A iniciativa Rio Vivo, promovida pelos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, continua dando passos significativos na proteção e conservação da biodiversidade. Em maio, a iniciativa chegou à marca de 1.221 nascentes protegidas na bacia. Além disso, já foram iniciadas as obras de implementação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Doméstico nas Bacias dos Rios Caratinga e Piranga. O resultado representa o esforço coletivo de todos os comitês com a conservação, proteção e recuperação dos recursos hídricos.
A ação é realizada com recursos da cobrança pelo uso da água, instrumento econômico de gestão das águas que tem o objetivo de incentivar o uso racional e gerar receita para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais. Para a execução dos projetos voltados ao incremento da disponibilidade de água, os Comitês do Rio Doce já destinaram mais de R$ 120 milhões. “O Rio Vivo é um esforço de todos os Comitês da Bacia do Rio Doce, que está trazendo inúmeros benefícios às comunidades rurais. O cercamento de nascentes favorece a proteção e conservação dos rios afluentes e das matas ciliares”, afirmou José Carlos Loss, presidente do CBH Doce.
Rio Vivo garante tratamento de esgoto na zona rural
Uma das ações executadas pela Iniciativa Rio Vivo são projetos voltados para melhorias no esgotamento sanitário em propriedades rurais, através da instalação de fossas sépticas pré-montadas.
Até o momento, cinco intervenções foram realizadas em Engenheiro Caldas, na Bacia do Rio Caratinga, e uma intervenção no município de Ponte Nova, na Bacia do Rio Piranga. De acordo com presidente do CBH Caratinga, Thalles Castilho, os benefícios da instalação das fossas refletirão diretamente na qualidade de vida da população, proporcionando condições sanitárias otimizadas e contribuindo para a saúde pública. “Nós somos o primeiro CBH a iniciar a instalação dos Sistemas de Tratamento de Esgoto Doméstico e isso nos deixa muito felizes, pois ver a execução das atividades, na prática, demonstra que estamos no caminho certo”, afirma.
Confira abaixo o balanço completo das ações:
Alto Rio Doce
- Região do Rio Piranga
211 nascentes cercadas e uma implementação de Sistema de Tratamento de Esgoto Doméstico
- Região do Rio Piracicaba
464 nascentes cercadas
- Região do Rio Santo Antônio
250 nascentes cercadas
Médio Rio Doce
- Região do Rio Suaçuí
125 nascentes cercadas
- Região do Rio Caratinga
171 nascentes cercadas
Cinco istalações de Sistemas de Tratamento de Esgoto Doméstico
- Região do Rio Manhuaçu
Empresa contratada, etapa de planejamento já iniciada
- Espírito Santo
Empresa contratada, etapa de planejamento já iniciada.
FONTE CBH PIRANGA