A data pagamento 14° salário é um tema polêmico. Afinal, esse é um tema que vem sendo discutido desde 2020, quando o país foi afetado pela Covid-19.
De lá para cá, muitas discussões em torno desse tema vêm sendo feitas. Mas quando sai o pagamento? Entenda a seguir.
Quem tem direito ao pagamento 14° salário?
Caso o pagamento 14° seja aprovado, quem pode receber o valor são:
- Aposentados;
- Pensionistas;
- Auxílio-reclusão;
- Quem recebe auxílio-acidente;
- Beneficiários auxílio-doença.
A autorização do pagamento do abono salarial ainda não foi feita. Esse é um documento apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos. Até o momento, ele houve aprovação pela Comissão de Seguridade Social e Família, em setembro de 2020, e pela Comissão de Finanças e Tributação em novembro de 2021.
Pagamento 14° salário sai em 2022?
Com a tramitação do projeto a passos lentos, é bem provável que o pagamento 14° salário não saia em 2022. Afinal, inúmeros benefícios financeiros saíram em 2022.
Estamos em um ano eleitoral, então teoricamente, nenhum benefício era para ser concedido. Porém, o Brasil está em situação de emergência, por isso, houve a autorização dos benefícios. Entretanto, o salário extra não tem previsão.
O que é o 14° salário?
Originalmente a proposta tinha como objetivo liberar uma renda extra no período de 2020 e 2021, onde estávamos no ápice da pandemia.
Contudo, parlamentares que defendem a proposta justificam que o benefício ainda deve ser pago, pois, no período de pandemia, muitas vezes os segurados eram os únicos que recebiam renda devido ao período de isolamento.
Dessa forma, milhares de aposentados e pensionistas acabaram se endividando para ajudar a família durante aquele período, logo, a liberação do 14º salário agora seria uma forma de compensar esse endividamento.
O objetivo da proposta é pagar um salário para os aposentados e pensionistas que ganham exatamente um salário mínimo.
E pagar entre um a dois salários para os segurados que ganham acima de um salário-mínimo, onde, será pago o valor de um salário mais um valor proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS.
Dessa forma, por exemplo, um segurado que recebe R$ 5 mil de aposentadoria, receberá apenas R$ 2.424,00 de 14º salário em 2022, devido à limitação do valor de 2 salários mínimos.
FONTE JOÃO FINANCEIRA