Toyota surpreende o mercado automotivo brasileiro com o registro da mini Hilux que promete chegar simples e barata para abalar as vendas das rivais Toro e Montana
A Toyota Hilux, a picape média mais vendida no Brasil, tem seu preço inicial em R$ 219.090 na versão de chassi, dedicada ao trabalho. No entanto, a gigante japonesa planeja introduzir uma versão ainda mais simples e barata da caminhonete no mercado brasileiro, chamada Hilux Champ. Apelidada de mini Hilux a nova picape promete chegar por R$ 100 mil para aniquilar Fiat Toro e Chevrolet Montana.
Finalmente a Toyota registrou a Hilux Champ no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) semana passada, revelando não apenas pequenos detalhes, mas também peças internas e o para-choque da picape. Isso indica que a mini Hilux pode estar nos planos da fabricante para o Brasil.
Se isso se concretizar, é provável que a produção da caminhonete comece em Zárate, na Argentina, onde a Toyota já fabrica a Hilux e a Hiace, o furgão da marca. Ambos os veículos utilizam a mesma plataforma da Hilux Champ.
Mini Hilux da Toyota: a picape barata para o trabalho foi registrada no Brasil
Características da mini Hilux da Toyota
A Toyota Hilux Champ foi lançada no final de 2023 em Bangkok, na Tailândia, após ser apresentada pela primeira vez no Japan Mobility Show do ano anterior.
Em termos de dimensões, a picape tem 5,30 metros de comprimento, 1,78 metros de largura, 1,73 metros de altura e 3,08 metros de entre-eixos. Para comparação, a Hilux vendida no Brasil mede 5,32 metros de comprimento, 1,85 metros de largura, 1,81 metros de altura e 3,08 metros de entre-eixos.
A capacidade de carga da Hilux Champ é de 1.000 kg. A caçamba possui diversos orifícios para parafusos, permitindo que acessórios sejam facilmente fixados e removidos, personalizando o veículo conforme a necessidade.
Mini Hilux pode chegar ao Brasil com motor 2.7 turbo a gasolina com 166 cv e 24,9 kgfm
Na Tailândia, a Hilux Champ está disponível com três opções de motorização. A primeira é um motor 2.4 turbodiesel com 150 cv de potência e 35 kgfm de torque. A segunda opção é um motor 2.0 turbo a gasolina com 130 cv e 18 kgfm, enquanto a última configuração oferece um motor 2.7 turbo a gasolina com 166 cv e 24,9 kgfm. As transmissões disponíveis são manual de cinco marchas ou automática de seis, em todas as versões.
No mercado tailandês, os preços variam de 459.000 bahts tailandeses, o que equivale a aproximadamente R$ 63.890, respectivamente. No Brasil, os preços devem ser um pouco mais altos, mas a mini Hilux promete chegar na faixa de R$ 100mil podendo chegar aos R$ 220 mil.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS