Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardam pela possibilidade de pagamento do 14º salário. O pagamento do 13º salário foi feito de forma antecipada neste ano. Logo, muitos estão sem recursos neste mês de dezembro.
A maior expectativa é pela liberação do 14º salário para esses públicos. Como as parcelas foram pagas entre maio e julho, agora no fim do ano a maioria já não tem como contar com recursos extras.
14º salário vai ser pago em 2021?
O orçamento dos idosos ficou comprometido na pandemia da covid-19. Assim como outras famílias brasileiras, eles tiveram as contas prejudicadas. Isso porque os recursos pagos a eles, como pensão e aposentadoria, foi para muitas famílias a única fonte de renda.
Dessa forma, até o 13º salário que foi antecipado também já foi gasto pela maioria dos brasileiros. Além disso, com a alta da inflação, o poder de compra também diminuiu. As compras de alimentos ficaram mais cara, assim como de medicamentos e demais gastos com energia, por exemplo.
Apesar da especulação quanto ao pagamento do 14º salário do INSS, o instituto e o Ministério da Economia não deram nenhuma confirmação sobre a possibilidade.
Dessa forma, não se tem nem mesmo previsão de que o pagamento seja feito, menos ainda quando isso pode acontecer. Além disso, nem a fonte de recurso teria sido definida para garantir o pagamento.
O que se sabe é que pelo projeto, o 14º salário para os aposentador e pensionistas seria pago também nos anos de 2022 e 2023. Segundo o projeto, essa seria uma forma de reduzir o impacto da pandemia para esse público.
Apesar disso, o projeto de lei continua parado, dependendo de votação na Câmara dos Deputados. Até lá, sem previsão de liberação do dinheiro extra para os idosos.
FONTE CAPITALIST