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Com preço inicial a partir de R$ 85.000,00 Chevrolet Ônix com motor turbo de 1.0 dispara em vendas e pode comprometer liderança de hatch da Hyundai

Descubra tudo sobre o Chevrolet Onix: segurança, economia, versões, e se vale a pena comprar novo ou usado e como ele pode ameaçar o HB20

Lançado em 2012 como modelo 2013, o Chevrolet Onix rapidamente se estabeleceu como um dos carros mais vendidos no Brasil. Produzido na planta de Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Chevrolet Onix trouxe consigo uma mudança significativa na linha da GM, substituindo modelos como o Celta e o Corsa com uma proposta mais refinada e moderna.

Versões e preços do Chevrolet Ônix

Desde seu lançamento, o Onix passou por diversas evoluções. A geração atual, lançada em 2019, utiliza a plataforma GEM (Global Emerging Markets), desenvolvida para mercados globais e focada na segurança. O Onix 2020 recebeu cinco estrelas nos testes do Latin NCAP da época, graças a uma estrutura resistente e seis airbags de série. No entanto, com as mudanças nos protocolos de segurança, essa classificação poderia ser diferente hoje.

Atualmente, o Chevrolet Onix está disponível em várias versões, com preços que variam entre R$ 85.000 para a versão de entrada e R$ 113.000 para a versão Premier. Há opções com motores aspirados e turbo, além de câmbios manuais e automáticos.

Equipamentos e tecnologia de ponta no rival do HB20

O Chevrolet Ônix Premier, a versão mais completa, inclui uma série de equipamentos que reforçam sua proposta de conforto e tecnologia:

  • Seis airbags de série
  • Controle de tração e estabilidade
  • Central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Carregador por indução
  • Sensor de ponto cego (disponível apenas na versão Premier)
  • Sistema de estacionamento automático

Por outro lado, algumas críticas surgem em relação à ausência de itens como faróis de LED e a qualidade do sistema de som, que não oferece uma boa definição de graves e agudos.

Desempenho e consumo

O Ônix está disponível com motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, ambos de três cilindros. O motor turbo, apesar de ter enfrentado alguns problemas iniciais como incêndios e falhas no esticador de corrente, mostrou-se eficiente e adequado para a proposta do carro.

Em termos de consumo, o Onix se destaca positivamente. Em uma viagem de 123 km até Gramado, o modelo turbo alcançou uma média de 15,4 km/l na gasolina, um número excelente para sua categoria.

Conforto e espaço interno

Internamente, o Onix oferece um bom nível de conforto para quatro adultos, embora o espaço traseiro possa ser limitado para três adultos. A versão Premier possui acabamentos de qualidade, com detalhes em couro nos pontos de contato mais utilizados. No entanto, há críticas em relação ao comprimento do assento do banco, que pode ser desconfortável em viagens longas.

O Ônix vem equipado com itens essenciais de segurança, como controle de tração e estabilidade e seis airbags. Contudo, ele não possui frenagem automática de emergência, um ponto onde seus concorrentes, como o Hyundai HB20 e o Honda City, se destacam.

A manutenção do Onix requer atenção especial, especialmente em relação ao óleo do motor. É crucial seguir as recomendações do fabricante para evitar problemas com a correia dentada, que pode causar sérios danos ao motor se não for bem cuidada.

FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS

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