Uma situação deplorável, vandalismo e uma herança maldita herdada. Assim se resumem como foi encontrado o prédio do São Camilo após 18 meses funcionando como Hospital de Campanha.
No último dia 9, em um ato simbólico, a prefeitura entregou a diretoria o prédio quando o hospital voltará a funcionar no seu antigo local.
Porém a situação deixou em pânico os diretores. Um relatório detalhado de danos e avarias encontrados, com mais de 40 páginas, será lido hoje (21) na sessão da Câmara expondo a herança encontrada no São Camilo e cobrando uma solução para os prejuízos que comprometem o atendimento.
Quebradeira
Equipamentos quebrados, estrutura comprometida, pisos quebrados, paredes sujas, banheiros sujos, portas amassadas são alguns dos danos herdados. Em quase todas as alas e salas foram localizadas avarias. Na sala da administração não há identificação de voltagem das tomadas de energias, teto mofado e descascando, pintura muito suja.
A sala de observação foi entregue com as Instalações de oxigênio danificadas e cadeira inclinável rasgada. Na enfermaria 6, o piso está quebrado e colchão rasgado. Pelo relatório faltam camas, os banheiros estão com lâmpadas tortas e caindo, sem suporte de papel higiênico.
Diversos apartamentos faltando cadeiras reclináveis, sem chuveiro, sem cano, sem identificação de voltagem de tomadas de energias, sem a ducha do chuveiro sem a janela de vidro. A ala do posto de enfermagem está com a mesa de granito quebrada.
No apartamento da UNIMED, foram localizados colchões rasgados com instalações de oxigênio danificadas, sem tampa no vaso sanitário. A enfermaria com 21 Instalações de oxigênio danificadas.
A sala de espera do bloco cirúrgico sem identificação de voltagem de tomadas de energias, porta do banheiro sem maçaneta, -armários amassados e sem as portas. O corredor do bloco cirúrgico sem torneira no lavado, sem saboneteira e fiação exposta.
A cúpula do foco foi encontrada amassada e arranhada, lâmpadas queimadas. “Solicitamos imediata manutenção e aguardando orçamentos”, diz o relatório.
Vandalismo
A Capela do Hospital foi encontrada faltando santos e/ou santos totalmente destruídos, faltando às cadeiras e ou algumas cadeiras destruídas e genuflexório não foi localizados.
Trincas
O que mais preocupa a diretoria são as trincas encontradas no prédio ao local onde houve um desmoronamento provocado por uma obra. A Defesa Civil esteve no local e já produziu o relatório.
Um Hospital que foi o mais sacrificado na pandemia e salvou vidas não poderia ser entregue desta forma demostrando a falta de gratidão e reconhecimento.
Durante a entrega das chaves a diretoria, o Prefeito Mário Marcus (DEM) se comprometeu a entregar o hospital como foi encontrado e colocou a Secretaria Municipal de Saúde para intermediar as soluções.
Leia ofício na íntegra
Leia mais
Após mais de 500 dias, Hospital São Camilo retorna a seu antigo prédio
Diretoria do Hospital São Camilo faz apelo a Lafaiete e região
Hospital São Camilo pede socorro
Hospital São Camilo e Prefeitura divulgam nota de pesar
Prefeito recebe homenagem do corpo clínico do Hospital São Camilo
Cemig investe R$35 mil na troca de transformador e agiliza obra do hospital de campanha São Camilo
Para se transformar em Hospital de Campanha, São Camilo atenderá temporariamente no Queluz