27 de abril de 2024 15:25

Direitos dos Idosos: É Possível Conseguir Desconto na Compra de Carros no Brasil?

Pessoas de 60 anos ou mais muitas vezes buscam descontos na compra, entretanto a regra vigente para tal é um pouco diferente.

Por determinação legal, os idosos têm direito a vagas de estacionamento exclusivas para eles e até mesmo não pagam passagem de ônibus. Esses são apenas alguns dos benefícios aos quais esse público tem acesso e servem para lhes proporcionar uma vida mais tranquila.

Afinal, pessoas que já contribuíram tanto com o país merecem receber um tratamento diferenciado durante os seus anos mais delicados. Entretanto, será que os nossos velhinhos e velhinhas também podem comprar carros com descontos? Vamos conferir!

Existem condições especiais voltadas para clientes idosos?

Infelizmente, os idosos não possuem direito a descontos na hora de adquirir um automóvel, apenas pelo fator da idade avançada. Veículos até podem sair mais em conta, mas apenas para pessoas com deficiência física, auditiva, mental, visual ou para aqueles diagnosticados com transtorno do espectro autista.

Nestes casos citados acima, os carros ficam com valores mais baixos devido à isenção fiscal, ou seja, muitos tributos deixam de ser cobrados pelo governo. Logo, um dos principais é o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), que costuma contribuir para o aumento das cifras cobradas nas concessionárias.

Conforme as regras atuais, o teto do abatimento é de até R$ 200 mil para veículos, mas existe a chance deste percentual subir para R$ 300 mil caso um PL (Projeto de Lei) de número 2254/23 obtenha a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e da Comissão de Finanças e Tributação.

Inclusive, existe outra proposta semelhante tramitando, cujas intenções é conceder isenção do IPI para os velhinhos na compra de itens automotivos novos. Estamos falando do Projeto de Lei 2937/2020, de autoria do deputado federal Alexandre Frota (PSDB/SP).

O parlamentar afirma que o principal objetivo é fornecer incentivos para a indústria e contribuir para reaquecer a economia brasileira. Por fim, só resta aguardar para ver se ambas as iniciativas serão levadas adiante e assim os vovôs e vovós do Brasil poderão gastar menos na hora de trocar de carro.

FOTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade