Previsto para chegar em 2025, o Toyota Yaris Cross além de ser o SUV mais barato da Toyota promete ser o híbrido mais do Brasil. Este SUV compacto, capaz de atingir até 30 km/l, será um híbrido flex projetado para competir com modelos como Honda HR-V, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta e Jeep Renegade.
Após o lançamento do Corolla Cross, o próximo grande destaque da Toyota é o Yaris Cross que promete ser o carro híbrido mais barato do Brasil!
Após o lançamento do tão aguardado Corolla Cross 2025, o próximo grande destaque da Toyota no Brasil é o Yaris Cross, com lançamento marcado para 2025. A estratégia da Toyota é oferecer o SUV compacto como a opção de veículo híbrido mais econômica do país.
O ponto-chave para alcançar esse objetivo será a utilização de uma plataforma mais acessível, a DNGA, desenvolvida pela Daihatsu. De fato, essa colaboração pode ser a razão pela qual o lançamento foi adiado para 2025: a Toyota decidiu assumir o desenvolvimento de todos os projetos de veículos para mercados emergentes após um escândalo envolvendo testes de segurança da Daihatsu.
Este modelo do Yaris Cross que será produzido no Brasil é completamente distinto dos modelos disponíveis na Europa e Japão.
Potencialmente, o Yaris Cross será o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) disponível no Brasil, utilizando o mesmo sistema dos modelos Toyota Corolla e Corolla Cross, porém com motores distintos. Ele será equipado com um motor a combustão 1.5 16V flex do tipo Atkinson. O uso de etanol pode melhorar os 92 cv e 12,3 kgfm de torque produzidos pelo modelo tailandês.
O motor elétrico, que possui 81 cv e 14,4 kgfm, está acoplado a uma transmissão eCVT e a um gerador que recupera energia durante as desacelerações, armazenando-a em uma bateria de modestos 0,7 kWh localizada sob os assentos traseiros. A potência combinada no modelo tailandês alcança quase 113 cv, um valor enganoso considerando que os modelos Corolla possuem bom desempenho com apenas 122 cv.
Também está disponível um motor 1.5 16V não eletrificado para as versões mais básicas, produzindo cerca de 106 cv e 14,1 kgfm, valores semelhantes aos do Yaris hatch e sedã produzidos no Brasil usando gasolina (105 cv e 14,3 kgfm ou 110 cv e 14,9 kgfm com álcool). Ele será acoplado a uma transmissão CVT automática. O Yaris Cross é notavelmente leve, pesando 1.150 kg.
Um detalhe relevante é que o modelo híbrido possui um tanque de combustível de apenas 36 litros, enquanto as outras versões têm tanques de 42 litros. Não é surpresa que o consumo do Yaris Cross híbrido na Tailândia chegue a 30 km/l.
Segurança: Toyota Yaris Cross oferece seis airbags, freios a disco nas quatro rodas
O design do Toyota Yaris Cross remete ao RAV4, especialmente a grade e a silhueta do veículo. Suas dimensões são ideais para o segmento de SUVs compactos, medindo 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, dimensões comparáveis às do Nissan Kicks.
Na Tailândia e outros mercados, o Toyota Yaris Cross oferece seis airbags, freios a disco nas quatro rodas e recursos como sistema de pré-colisão, faróis full-led com ajuste automático de altura, assistência de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, lanternas de led e rodas de liga leve de 18 polegadas.
Internamente, o veículo possui um painel de instrumentos digital com tela de até 7 polegadas, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, central multimídia de 10,1 polegadas compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio, e freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold.
Novo mini SUV da Toyota será fabricado em e Sorocaba (SP)
A fabricação será concentrada na planta de Sorocaba (SP), que já está sendo preparada para a produção do modelo. O investimento total para este modelo é de aproximadamente R$ 1,7 bilhões dos R$ 11 bilhões anunciados pela Toyota até 2030.
A produção está programada para começar em 2025, e o veículo deve chegar às concessionárias brasileiras em 2026. A planta de Sorocaba também começará a montagem das baterias para os sistemas híbridos dos veículos nacionais naquele ano.
Um segundo modelo também está confirmado, utilizando a mesma tecnologia híbrida flex e desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro. Embora a Toyota não revele muitos detalhes, não seria surpreendente se fosse uma versão evoluída do Yaris exclusiva para o Brasil, baseada na mesma plataforma DNGA do Yaris Cross, ou um derivado do SUV.
O sistema híbrido é particularmente vantajoso por permitir que o motor elétrico seja quase sempre o principal meio de propulsão do veículo, capaz de operar apenas com o motor elétrico por períodos limitados e dispensando a necessidade de carregadores externos.
Mini SUV Yaris Cross é o carro mais barato da japonesa
Para alcançar o objetivo de ser o híbrido mais barato do Brasil, o Toyota Yaris Cross só precisa ter um preço inicial inferior aos R$ 187.790 cobrados atualmente pelo Corolla Altis Hybrid.
A expectativa é que os preços se iniciem em torno de R$ 150.000 para o modelo 1.5 e R$ 165.000 para o híbrido, posicionando-se competitivamente com o Honda HR-V, que possui um motor 1.5 de 126 cv.